segunda-feira, 4 de abril de 2016

Numero do PIS

Ao sermos contratado com carteira assinada pelas empresas, comumente, eles geram uma numeração. Esta numeração é correspondente ao numero do PIS PASEP. Trata-se de umas sequência de grande importância para a vida do trabalhador, pois é por meio dele que poderá receber determinado benefícios. Quer conhecer um pouco mais sobre o número do PIS? Leia o artigo abaixo!


O que é o PIS?


Antes de falar sobre o número, é sempre se informamos sobre do que se trata o PIS. O PIS significa Programa de Integração Social e engloba em apenas um benefício o seguro desemprego, fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS) e também abono salarial. Seu objetivo é promover a integração do trabalhador na diretamente nas atividades da empresa. 


No entanto, não são todas as pessoas que estão cadastrada no PIS que tem direito ao abono salarial. Muito pelo contrário, é preciso que obedeça alguns regulamentos determinada pela Caixa. São eles:

- Está cadastrado no PIS por, no mínimo, cinco anos;

- Ter trabalhado com carteira assinada durante pelo menos 30 dias, podendo ser consecutivos ou não, no ano-base de apuração;

- Ter recebido salário mensal de até dois salários mínimos no ano-base;

- Ter suas informações fornecidas pelo empregador corretamente na relação anual de informações sociais (RAIS).


Número do PIS


O número do PIS é dado apenas para pessoas que trabalham na área privada e com carteira assinada. Portanto, os trabalhadores contratados não possuem direito a este benefício. Esta série de números é tão importante pois é necessário para que as contribuições sociais sejam retraídos por órgãos públicos ou também empresas. 

Numero do PIS
(Foto: Divulgação) Numero do PIS

O número do PIS é emitido assim que você é admitida em determinada empresa. Portanto, no momento em que você recebe de forma fixa e também assalariada. Desta forma, se você já trabalhou alguma vez com carteira assinada, saiba que você está cadastrada nesses programas sociais como também já detém o número do PIS.

Este número é gerado apenas uma única vez. Portanto, assim que sua carteira de trabalho é emitida e enviada a empresa, ela é obrigada a inscrever o trabalhador no PIS.

Mesmo que o cidadão perca sua carteira de trabalho, saiba que o número continuará sendo o mesmo. Por isso, não terá precisão de emitir um novo PIS.


Como consultar número do PIS


Muitos ficam totalmente perdidos ao perguntamos sobre o número do PIS. Isto porque não sabem ondem ficam localizado determinada série numérica. Mas, saibam que é possível consultar o número sem ir necessariamente a uma agência, por exemplo.

Nas novas carteiras de trabalho, o número do PIS fica localizado na primeira página, logo abaixo do nome Carteira de Trabalho e Previdência Social. Ele possui de dez à onze dígitos e também é negritado. Já nas antigas carteiras, geralmente, o número fica localizado na última página.

É muito fácil realizar esta consulta ao número do PIS, mas exige um pouco de atenção.


Está com alguma dúvida sobre o número do PIS? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.


Nenhum comentário:

Postar um comentário