quinta-feira, 14 de abril de 2016

Como Consultar Extrato INSS

Antes quando referíamos a questões envolvendo o INSS, muitas pessoas tinham logo em mente as grandes filas e tempo de espera nessa instituição. Mas, hoje não, está muito mudado e informatizado. Com a popularização da internet, muitos órgãos governamentais passaram a servir alguns serviços em seu site, como, por exemplo, a consulta extrato INSS. Quer saber como fazer para consultar o seu? Leia o artigo abaixo.


Extrato INSS


O extrato do INSS é um documento que possui informações cruciais para os beneficiários do INSS. Nele é possível ver o valor bruto do benefício, sem a inclusão do desconto, assim como a quantia líquida (renda final de todos os descontos, como desconto no débito de empréstimos consignados e também desconto no Imposto de Renda (IR). 



Quem é aposentado e pensionista também tem direito a visualizar seu extrato. Neste caso, eles irão ver o novo valor de seu benefício com antecedência no extrato do banco que efetua o saque do benefício.

Consultar extrato do INSS pela internet é muito seguro. Isto porque o site do INSS é administrado pela Dataprev, empresa de tecnologia responsável pelo processamento e organização das informações da Previdência.

Como Consultar Extrato INSS
(Foto: Divulgação) Como Consultar Extrato INSS

Como consultar extrato INSS


Este é mais um daqueles serviços que antigamente só eram possíveis indo até uma agência da Previdência Social. Mas, com a informatização de serviços, passou a ser oferecido de forma rápida e fácil pela internet. Antes, o que era necessária esperar horas numa fila para ser atendido para tirar o extrato, hoje é possível em questão de minutos.

No preenchimento será pedido algumas informações. Portanto, como forma de agilizar a consulta, é bom que tenha em mãos o número do beneficiário, data de nascimento, nome completo, assim como o Cadastro de Pessoa Física do titular da conta.

A consulta a este extrato possui apenas três passos. Tudo muito simples e fácil. São eles:

1 - Acesse o site da Previdência Social pelo endereço seguinte https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml. Em muitos navegadores, como Google Chrome, pode ser que ele seja indicado como inseguro. No entanto, muitos sistemas podem se confundir. Portanto, siga em frente mesmo com este aviso.

3 – Chegando na página inicial do site de consulta ao extrato do INSS será preciso preencher algumas lacunas.

A primeira pede que seja digitado o número do benefício do cidadão. Não é preciso colocar pontos ou barras, o sistema já se encarregará de fazer isto.

Já a segunda lacuna pede que preencha com a data de nascimento do titular da conta. É necessário preencher com todos os quatros dígitos do ano.

No terceiro espaço é pedido o nome do beneficiário e, logo depois, o número do Cadastro de Pessoa Física, mais conhecido como CPF. Não é preciso também colocar traços, barras ou pontos. O sistema também colocará.

No último espaço, o cidadão deve digitar os caracteres que estão sendo exposto na imagem. Este processo serve como forma de verificação de atividade humana e não robótica. Isto é uma forma de garantir a segurança do site.


4 – Pronto, clique em ‘visualizar’ e terás um o seu extrato exibido na tela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário